terça-feira, 18 de janeiro de 2011

templos e TEMPLOS

Nenhum comentário:
 
 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Isaías 55:2

Quando Deus criou o homem, ele sonhou em habitar naquela casa que ele mesmo fez, antes de tê-la projetado, arquitetado etc. Mas algo do mal, invadiu esta casa e a tomou das suas origens, do seus princípios legais, de Quem a criou: O pecado de Adão. Você conhece a história.

Pegando um gancho deste fato, posso parafraseá-lo com uma triste realidade hoje entre os cristãos. Existe uma verdadeira apologia às megas construções, mega projetos etc, para incrementar "templos", aonde se reunem os santos do Senhor, para cultuá-Lo e adorá-Lo. Amém. Mas pouco se investe, pouco se pensa, no "Templo maior da Glória do Deus", que é o Homem! O homem que o busca que o quer de todo o seu coração. E se dá mais ênfase aos templos materiais, locais de concentração e de reuiniões dos cristãos, do que a Esses.


Onde está o verdadeiro sentido do termo "templo?"


Nos milhões que se gastam, com projetos e construções das grandes Catedrais e de suas marquises, fachadas em ouro, granito, pedras portuguesas ou francesas, sei lá? Ou no Templo de Deus, que é morada do Espírito Santo, chamado de Homem? Fruto da beleza e da formosura da Criação de Deus, único lugar na Terra que Deus habita e estabelece morada através do seu Espírito Santo.


A Palavra de Deus, põe em debate estas questões aqui levantadas. Tire as suas conclusões, através dos seu pensamento ou do que você ouve por ai, nos templos feitos e criados pelas mãos dos homens e veja se há ou não equívocos e aberrações, ou simplesmente estratégias humanas, para se vangloriarem nos seus feitos e realizações, à Cruz de Cristo, como Paulo menciona em Gál. 6:14 (Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.)

 Atos 7:47-51 (E Salomão lhe edificou casa; Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso? Atos 17:24 ( O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;) 


Em qual casa o Espírito Santo habita? 


Entenda: Você e eu temos a mente de Cristo correto? Então somos inteligentes. E entendemos, que a Bíblia é para ser ententida, não vertida aos léus no que está escrito nela! Toda vez que se lê "casa" na Bíblia, como habitação de Deus, morada do Senhor e do Espírito Santo, refere-se ao nosso espírito, Templo de Deus. E não a uma casa física né? pelo amor de Deus, não sejamos meninos neste entendimento. Olha só o próximo versículo:

1 Cor. 3:16 ( Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?)

A casa, segundo o Aurélio, local onde se estabelece morada edificada;  Onde o Senhor deseja habitar eternamente, em menção ao que foi lido é a tua vida, o teu coração, como "Templo" da morada do Altíssimo. E não "templo!" Feitos por mãos de homens. E a Pedra que simboliza esta edificação é JESUS o único fundamento 1º Cor. 3:11 (Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo)

Poderia citar outras tantas referencias Bíblicas para este assunto, mas vou resumir numa passagem muito interessante, para fechar este comentário:

Marcos 13:1,2: ("E, saindo Ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!

E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada!" )

Tudo nesta vida é passageiro: as casas, os templos, as catedrais, os ouros da fachada, as pedras francesas da entrada dos "templos", o altar de granito, paredes de gesso, portas venezianas etc. Mas só um "Templo" há de ser preservado: O Templo da morada do Espírito Santo, que somos nós e todos àqueles que o aceitarem.

E o que vemos hoje, com este capitalismo que impera, infelizmente, sobre os cristãos é uma auto-destruição dos "Templos" que o Espírito Santo, almeja um dia morar.

Trata-se da ânsia dos seus líderes, de quererem ver seus nomes nas alturas, sua reputação lá em cima.

Ou seja, enquanto se há disposição, determinação e empenho para levantar tijolo sobre tijolos e pedras sobre pedras, diante das ruínas que destroem os outros Templos, como a fome, a miséria, a indiferença, a desigualdade social. Em outras palavras, vamos dar mais atenção e investimentos à tesouros mais valiosos nesta Terra que jamais perecerão no tempo, mas eternamente serão conservados para a Glória do seu Criador.

 Vamos investir nas vidas! Vamos acreditar na Renovação, na Restauração daqueles que foram destruídos pela religiosidade e pelo imperialismo cristão, que diz que se não houver prosperidade financeira no meio do povo, não há santidade, não há comprometimento com o Senhor.


Me diga: de que adianta você sair de um culto show, abençoado dentro de um "templo" climatizado, com poltronas forradas, retro projetor com data show, sistema de som sourrond-estéreo, estacionamento coberto para 500 vagas...  E na saída para a sua casa, ignorar a realidade dos outros "Templos" esquecidos nas ruas? Ou ignorar aquele "Templozinho" do Espírito Santo que coloca um saquinho de Jujuba pendurado no seu retrovisor, mas o sinal abriu! E você prefere ir embora, a da atenção para aos que muitos chamam, um pivetinho de rua às 10 da noite lhe implorando para comprar um saquinho de Jujuba com os dizeres: " me ajude por favor? Não tenho nada para comer, custa só 1 Real..."  

 Faz sentido, vivermos um evangelhozinho limitado? Que evangelho é este?  Que Cristianismo é este que conservamos? Para viver oculto dentro do paletó?  Por trás da gravata??  Que valores são esses, que se corrompem aos modelos capitalistas de uma sociedade morta na soberba, na avareza dos grandes e poderosos, que querem infiltrar dentro da Igreja do Senhor?

   A maior riqueza e triunfo que pode ser levantado nesta terra e ostentada a Deus é a riqueza e o valor de uma alma! A maior prosperidade desta terra é ter a alegria abundante do amor de Deus,  ofertado ao próximo necessitado, em meio a fartura ou escassez a grandes conquistas terrenas ou a nenhuma delas.

    Um coração no senhor, uma vida de alegria e regozijo, sabendo que o maior tesouro desta terra não permanecerá aqui. Pois perecerá, na traça e ferrugem ao seu tempo. A nossa riqueza está nas ruas de ouro, no muros de cristais e nas vestimentas de um puro linho que os vencedores de toda esta ganância e soberba espiritual oferecida aqui, hão de herdar  nas Mansões Celestiais, construídas com preço de sangue, pelo Dono do Ouro e da Prata incorruptíveis: Deus.


    Examinai meus pensamentos acerca deste assunto, retende o bem e peça ao doce Espírito Santo que te ministre e te mostre o caminho da verdadeira caridade aos esquecidos e abandonados, pela sociedade e por muitos ditos cristãos.  Não vos conformeis com os interesse de uns, que se camuflam atrás das câmeras ou dos altares, que não têm compromisso com a prática do evangelho em obras.


Obras tais que Deus deseja ver, através de suas mãos: reforma do necessitado, reforma do destruído pelas drogas, pelo álcool;  Recuperação da auto-estima de um derrotado, da frustração de um alguém que um dia era honrado e hoje divide um pão duro com um cahorro na rua; Pintura das paredes dos sonhos de uma criança, que passa o dia fazendo malabares nos sinais de trânsitos, em estar ingressando numa faculdade um dia, ou numa multi-nacional através dos estudos;


Ou mesmo quem sabe, climatizando uma vida que está num verdadeiro inferno, implorando por uma oportunidade de sustentar a sua vida e dos seus, com dignidade e honra. São eles: o ex-detento que ganhou a liberdade e não consegue um emprego;  Uma prostituta que usa um pretexto de profissão para se denegrir;  Um viciado nas ruas, talvez analfabeto, que tenha disposição não para roubar do menos favorecidos, como os engravatados de Brasília. Mas para empurrar um carrinho-de-mão nas obras, ou carregar caixas nos Ceasas da vida, até alcançar um status maior e melhor, com esforço e vontade de crescer.

Enfim. Há muitos outros tipos de obras a serem feitas, muito além do material, do físico de um "templo" religioso não é?
 Então vai lá, operário do Templo de Deus!   Revolucione e faça acontecer Romanos 12: 2. Não temas e nem se incomodes com os olhares preconceituosos. Ele é contigo!!




   Deus te abençoe.




David





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff