quinta-feira, 13 de junho de 2013

Caos Particular

Nenhum comentário:
 


Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar.
Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma! " E gritaram de medo.
Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo! "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! "Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? " Quando entraram no barco, o vento cessou. 
(Mateus 14:22-32)



Nesse texto vejo Deus deliberadamente expressar sua vontade, intencional de mandar que os discípulos fossem na frente, entrassem no barco e irem para o outro lado.É  Deus impelindo os discípulos para uma pedagogia nova, é Deus deixando intencionalmente os discípulos irem à frente , sozinhos serem açoitados pelo vento e pelas ondas.Esse é o Deus do evangelho, esse é Jesus, mandando seus discípulos ao mar, ao vento.Que Deus é esse? Que manda sozinho, tendo a disponibilidade de ir junto? Que Deus é esse que se sabe tudo, sabia que iria ter vento contrário, onda batendo, e manda ir mesmo assim?Jesus ensina com categorias diferentes das nossas.Veja só, Jesus aparece andando SOBRE as águas, isso significa Deus sobre o caos, Deus SOBRE, ACIMA, SUPERIOR, as ondas agitadas, ao vento.Deus criou o caos, e no universo vejo estrelas, galáxias se formando durante e depois do caos. No Genesis foi assim, a Terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus andava SOBRE  a face das águas. Em algumas traduções dizem que andava sobre o CAOS.Às vezes não entendemos porque passamos por momentos de Caos na nossa vida. Às vezes somos empurrados para situações que não escolhemos e quando olhamos ao redor só tem vento, problema, ondas quebrando na sua cabeça, e a primeira pergunta que você faz pra Deus é: por quê?Jesus vem andando sobre o mar, e a primeira impressão que eles tiveram era que vinha um fantasma, o ser humano tem pré disposição para o medo. Tem situações que a salvação vem e penso que é fantasma, salvação às vezes vem com cara de assombração, não entendo é algo que está além de mim, além da minha compreensão intelectual, mas é salvação.Pedro discerne isso, e vai ao encontro de Jesus nas águas, andar sobre o CAOS. Para Pedro e no evangelho as noções de segurança se invertem, o seguro não era estar no barco, mas estar ao lado de Jesus, sob a ordem de Jesus, mesmo sendo no CAOS. Pedro vai, começa a caminhar mas por um momento o Pedro racional foi maior que o Pedro Espiritual . Olhou para os problemas que na verdade ao lado de Jesus já estavam em baixo dele, já era algo que na dimensão de Jesus, andando do lado de Jesus no mar, já estava sob Pedro. Mas Pedro caiu, se molhou, foi imerso no CAOS.E sabe qual é a grande pedagogia aqui? Pra mim é a graça de Jesus que chama para andar sobre as águas, e conhece a minha relatividade, me empurra pra desafios, pra conquistas, coisas novas, sabe que sou homem, ser humano, pó, e mesmo quando caio, ele estende as mãos pra mim e me salva. Depois sempre tem um barco pra pisar, e calmaria pra nossa tempestade,Deus está ai agora com você no seu caos particular, mas Ele está. Ele é.Jesus disse que estaria conosco até o fim de todas as coisas, então é simples é só no seu intimo, falar com ele.Não precisa necessariamente ir a nenhuma REUNIÃO DE PODER, num encontro agendado. Deus está ai na sua vida, presente na agenda da sua adversidade. As adversidades não avisam, elas simplesmente chegam e Deus quer se fazer presente, e intervir, lhe dar a mão. Salvar-TE.
Creia nisso e pense nisso
Graça e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff